terça-feira, 12 de novembro de 2013

Egeus (Cicládicos)

(3000 a.C. -  1500 a.C.)


- O homem no centro da representação artística
- Uma das principais sociedades da Idade do Bronze
- Arte no auge durante o III milênio a.C. 
- Civilização principalmente marítima
- Influencia Egípcia e Mesopotamica

Idolos Cicládicos, Tipo violino, (3200-2800 a. C.), Museu Arqueológico de Atenas. 

- Forma de Violino
- Esquematismo formal.
- Simplicidade de linhas.
- Grande qualidade plástica.
- Mármore.
- Pouco centímetros  tamanho natural.
- Simplicidade.
- Austeridade.
- Contenção das expressões religiosas.
- Singileza dos votos oferecidos aos deuses.

Tocador de Lira, 2800-2300 a.C., Museu Arqueológico de Atenas

- Figuras de homens tocando Lira ou Flauta
- Mulheres segurando crianças

Afrescos de Thera, Séc. XVI a.C., Museu Arqueológico de Atenas

- Afrescos pertencentes  a santuário
- Série de antílopes (traços que restituem o carater agresivo dos animais em competição entre si, desenho fluído e ágil, sintético e potentemente expressivo com fundo branco que exalta as manchas de linhas e a parte superior, uniformemente vermelha, ascrescenta um sentido de obscura ameaça aos impulsos dos chifres.
- Os pugilistas demonstram uma idade em torno de 7-8 anos e estão pintados com uma certa correção anatômica, rara na arte da época. Estão vestidos somente com um cinto ao qual está pendurada uma tanga e usam longos cabelos negros presos em elegantes tranças. O pugilista da esquerda usa diversas jóias e tem o rosto pálido; as lacunas do outro, pela deterioração do afresco, impedem que se faça uma interpretação correta dele. Ambos usam luvas de pugilismo na mão direita. A cena é, provavelmente, a representação de um combate ritual, talvez uma retomada simbólica do antagonismo natural expresso pelos combates dos antílopes.


- Cabeça Esquematizada, redonda ou alargada, em cima de um largo colo (pescoço forte)
- Rosto oval de traços reduzidos ao longo nariz estreitamente definido
- O corpo aplanado e cuneiforme ou trapezoidal.
- Ancas nem sempre largas e pernas estritamente paralelas.
- Formas e dimensões muito variaveis
- Caracterizadas pela elegância e sofisticação
- Recordam as qualidades angulosas e abstratas da escultura primitiva das deusas-mãe, mas sem os volumes esferoidais das corpulentas Vênus do Paleolítico
- Representação artística da fertilidade.

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