terça-feira, 12 de novembro de 2013

Arte Grega (Protogeométrica, Geométrica, Orientalizante e Arcaica)

O termo Arte grega se refere às manifestações artísticas de todas as populações de língua grega a partir do século XII a.C. O período de formação do mundo grego marca a passagem gradual de um sistema de clãs para o das cidades-estados.

Protogeométrico (1050-900 a.C)

Geométrico (900 – 700 a.C.)

Fase orientalizante (700 – 600 a.C.)

Grécia Arcaica (600 - 480 a.C.)

Grécia Clássica ( 480 – 336 a.C)

Grécia Helenística ( 336 – 31 a.C.)


Vaso protogeométrico, 950-900 a.C., British Museum, Londres
PROTOGEOMETRICO

- Periodo conhecido como "Idade das Trevas"
- Estilo de pintura posterior a invação dórica
- Distanciamento do traçad livre minoico e micenico
- Linhas paralelas, de traçado rígido
- Trabalho com compaço
- Ceramica usada para servir vinho, carregar água, armazenar cereais, perfumes e aguentos
- Atenas foi o maior centro produtor da ceramica protogeometrica

Vaso Geométrico, 740 a.C,Munique
GEOMETRICO

- Ainda no periodo "das Trevas"
- Evolução da ornamentação geométrica
- Combinações de retas, labirintos denominados "gregas", triangulos e zigue-zagues
- Surgem figuras humanas estilizadas geometricamente na decoração de vasos
- Revela com nitidez o amor grego a proporção

Enócoa Esfinge, 640-630 a.C., original de Corinto, Paris, Museu do Louvre 
 ORIENTALIZANTE

- Conquista de Alexandre, o Grande cm expanção comercial
- Motivos orientais
- Substituição dos tradicionais padrões geométricos por temas típicos do Oriente, como a rosácea, a palmeta, o grifo, a esfinge e a sereia na decoração de cerâmicas
- Motivos ornamentais como animais e cenas bélicas estão presentes

Templo de Apolo, Corinto, c. 550 a.C.

Templo de Alfaia, c. 500 a.C., detalhe mostrando tríglifos e métopes


Templo de Hera, também conhecido como Basílica de Paestum, Paestum, c. 550 a.C.

ARQUITETURA PERIODO CLASSICO

- Caracteriza-se por um senso absoluto de organicidade e equilíbrio
- Proporções à ordem matemática
- Aperfeiçoamento da ordem dórica
- Começa com a colonizaçãos que foi muito importante para difundir um sistema urbanístico na Grécia, pois antes disso não havia nenhum tipo de organização arquitetônica.
- A arquitetura grega não é considerada a mais rica do mundo, pois não havia preocupação com a distribuição do espaço.
-A principal característica da arquitetura grega são os templos, os quais possuem mais valor escultórico que arquitetônico. Preocupavam-se em deixá-los bonitos por fora, o interior contava muito pouco.
- Os gregos criaram três estilos clássicos de construção.
1) Dórico: Caracterizado por possuir o fuste da coluna monolítico e grosso e o capitel ser praticamente uma almofada de pedra. Passa idéia de imponência. Um exemplo de um templo nesse estilo é o Partenon.
2) Jônico: Caracterizado por ser um estilo elegante e leve. Exemplo é o templo de Atena Nike.
3) Coríntio: Mais exuberante e trabalhado, esse estilo foi o menos utilizado pelos gregos. Surge somente na época clássica e sugeria luxo e ostentação.

Esfinge dedicada ao oráculo de Delfos por Naxos, c. 560 a.C., Museu Arqueológico, Delfos

Frontão do Artemision, Corfù, 600-580 a.C.




Kouros de Cabo Sounion (frente), fim do século VII a.C., 3.4 m, Museu Arqueológico Nacional, Atenas
Kouros de Kroisos, c. 540 a.C., tamanho natural, Museu Arqueológico Nacional, Atenas. Na base estava inscrito o seguinte verso: “Pare e lamente sobre a tumba do falecido Kroisos, vitimado pelo terrível Ares no fronte da guerra”.

Cavaleiro Rampin, c. 530, cabeça: Museu do Louvre, Paris; tronco e cavalo: Museu da Acrópole, Atenas

Kore com peplos, c. 540 a.C., Museu da Acrópole, Atenas
Kore com chiton e himation, 520-510 a.C., Museu da Acrópole, Atenas

- A figura humana é o tema mais representado na escultura grega. As esculturas da época arcaica (séc. VIII-VII a.C.) representam jovens homens (kouroi) e mulheres (korai)*.
- * koûros – plural: koûroi - koré – plural: korai
- Os koûroi são jovens atletas, e as korai jovens atenienses que portam oferendas à deusa Atena. Estas esculturas arcaicas são votivas e sua pose é rigidamente frontal; outra de suas características é o chamado sorriso arcaico.
- As estátuas de Kouros dominam o período arcaico da arte grega. Todas as estátuas de Kouroi (rapazes) e Korai (garotas) representam indivíduos patrocinados pela cidade ou foram concebidos como decoração de edifícios religiosos, ou ainda como lembretes imortais das virtudes de um defunto.
- o caráter profano e secular começa a aflorar na cultura e na arte grega arcaicas, de forma sutil, por exemplo, na assinatura do artista e do patrono da obra que aparecem em algumas esculturas, e também na maneira como as virtudes pessoais de indivíduos ricos tornam-se um tema subjacente nas estátuas de templos e santuários.
- Formalmente as estátuas de Kouros seguem uma fórmula escultural que
divide o corpo humano em partes geométricas proporcionalmente harmônicas. A estilização da figura em planos diferentes, junto com as poses rígidas, permitem ao escultor recriar mais facilmente a figura humana,uma vez que ele deve apenas seguir uma fórmula tradicionalmente estabelecida a fim de representar as diferentes partes que compõem a figura humana.
- A pose frontal, o pé esquerdo estendido para a frente, os braços juntos ou bem próximos aos quadris, a pose rígida e o misterioso sorriso são as principais características das estátuas arcaicas. Evidentemente influenciada pelo antigo Egito, elas documentam o comércio e as trocas culturais que floresciam entre estas duas culturas.

Lastra coríntia com cena de sacrifício, 540-530 a.C., proveniente da caverna de Pitsa, Museu Arqueológico, Atenas

Amasis e Pintor de Amasis, Vaso com Apresentação de Hércules no Olimpo, 540 a.C., Paris, Museu do Louvre

Ânfora com figuras vermelhas, detalhe, c. 520, Museu do Louvre, Paris



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