Período pré- papacial (IV-III milênio a.C.)
Período Protopalacial (séc. XIX – XVII a.C.)
Período Neopalacial ( séc. XVII-XV a.C.)
Período Pós-palacial (séc. XV – XIII a.C.)
- Mais remoto ascendente da cultura grega
- Creta - Centro do Mediterrâneo oriental
- Sociedade independente e pacífica dotada de apurado sentido estético
- Civilização comercial acende em importantes trocas por mar
- Desenvolvimento de uma cultura com elevado nível de vida
- Dispunham de sistemas de escrita não alfabética.
- Arte com características alegres e dinamicas
Vista aérea do palácio de Cnossos |
- Principal florescimento da arte minóica
- Deveu o seu nome ao rei Minos
- Dimensões grandiosas
- Principal atividade artistica minóica
- Símbolo da vida política, religiosa e cultural da civilização minóica
- Edificio destruído e reconstruído posteriormente por arqueólogos.
- Organização semelhante aos palácios-templo mesopotâmicos
- Tijolos e madeira.
- Colunas de mdeira com forma tronco-cônica
- Ambicioso
- Composto por inúmeros aposentos labiríntidicos
- Composto por pátios, salões, oficinas, armazéns e áreas residenciais, interligadas por corredores, escadarias e pórticos
- Espaços interiores iluminados e ventilados por poços de luz frequentes
- Estrutura de madeira preenchida com alvenaria de cascalho ou com tijolos que sustentavam os pórticos
- Sistema de canos e de esgoto em barro.
Palácio de Cnossos, Creta |
- A Pintura minóica foi encontrada na arquitetura
- Decoração de interiores e exteriores dos palácios
- As pinturas murais tinham estilo animalista e paisagista
- Cenas da natureza, aves e outros animais, inclusive os seres marinhos.
Damas da Corte, Palácio de Cnossos, séc. XVII-XV a.C. |
- Liberdade de execução
- Composições coloridas
- Civilizão Matriarcal
- A mulher tinha muita importancia na sociedade e desenvolvia funções religiosas, administrativas e políticas.
- Seguros de que a mulher era elementofundamental para a pacificação social
- Principal simbolo religioso de veneração era uma deusa.
Afresco com Taurocatapsia, Palácio de Cnossos, séc. XVI a.C. |
- Figuras com mais alegria
- Composições coloridas (preferencia pelo jogo gratuito das cores a verdade das cores reais
- Vida na corte
- Preferencia pelos movimentos à verdade anatômica
- As suas personagens não são mais do que silhuetas de movimentos livres e vivos
- Ritual realizado em conexão com a adorção ao touro
- Ritual consistido em um salto acrobático sobre um touro
- Ritual religioso e /ou esporte ritual.
Disco de Festo, Séc. XVII a.C., Heraklion, Museu Arqueológico |
- Dezenas de sinais representados por figuras humanas, objetos do cotidiano, animais e plantas.
- Técnicas de tipografia
- Vida marinha como um dos temas prediletos da arte minóica
- Salienta-se o dinamismo
- Animação
- Efeito de transparência
Nenhum comentário:
Postar um comentário