quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Mesopotâmia (Sumérios)

Período proto-histórico (3500 – 2900 a.C.)
Período  proto dinástico (2900 – 2350 a.C.)
Período Acádico (2350 – 2200 a.C.)
Dinastia de Lagash (2150 – 2120 a.C)
Neosumérico (2120- 2004 a.C)


- Algumas obras de Arte foram saqueadas pelas Inglaterra, outras encontram-se atualmente no Iraque
- Escrita cuneiforme
- A sociedade deixa de ser nômade e passa a possuir lideres locais.

Cabeça feminina, fim do IV – início do III Milênio a.C., Museu Nacional do Iraque, Bagdad
- A arte escultórica neste período passa a ser mais realista, mas permanece com traços esquemáticos (cabelo, sombrancelha, olho).
- Apresenta proporções.
- Combinava estruturas de pedra com outros materiais.
- Busca de uma representação humana de forma mais convincente.
- Falta de expressividade, sugerindo ausência do cotidiano para com a ligação a divindade.
- Arte como canal para a divindade, concentrando-se mais no aspecto religioso.

Estandarte de Ur, c. 2600 a.C., British Museum, Londres
- Representação da estratificação social
- Produzido com cacos e conchas embutidas sobre madeira (marchetaria)
- Pela primeira vez surgem os reis
- Preocupação com a imagem pública.
- Caráter narrativo
- O rei é uma mediação entre deus e o povo
- O Estandarte de Ur lê-se de baixo para cima:
1ª faixa: Batalha
2ª faixa: Escravização do inimigo
3ª faixa: O rei inspeciona os prisioneiros

Cabra (proveniente de Ur) , 2600 a.C., British Museum, Londres
- Caráter decorativo
- Foleamento de ouro, cobre, marfim e lapislazule.
- Início de uma "industria" do luxo
- Saí uma espécie de coluna das costas sugerindo um pedestal.
- Foi encontrada em um túmulo, sugerindo a ideia de além-vida.

Na primeira fase a arte tinha caráter religioso. Posteriormente passa a ser utilitária e política.


Orantes, c. 2500 a.C., Museu Nacional do Iraque, Bagdad 
- Mãos em gestos típicos, denotação de oração.
- Diminuição do realismo.
- Olho que sugere um estado de transe, experiencia mística.
- Roupa simples para apresentar-se a deus com humildade
- Lapisa zule
- Formas arredondadas, suavizadas.

Placa de Ur-Nanshe, 2400 a.C., Paris, Museu do Louvre
- Propaganda política.
- O rei se apresenta como responsável por uma obra (o cesto representa a construção)
- Celebração com bebida
- Súditos em posição de submissão

Cabeça de Sargon, 2300-2200 a.C, Museu Nacional do Iraque

- Sargon foi um grande conquistador
- Imagem de rei guerreiro
- Volta a questão da aproximação com o real
- Sugestão de pálpebra
- Pelos e cabelos esquemáticos

Estátua de Gudea de Lagash, c. 2100 a. C.,  Moma, Nova York
- Imagem de bom pastor, pacífico, bom administrador, ausência de barba.
- Rei se mostra como um humilde que serve a comunidade e a deus.
- Definição da musculatura.
- Maior realismo

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