No início de sua história, os assírios parecem ter sido dominados pelas civilizações mais poderosas da Babilônia e da Suméria. O império alcançou seu apogeu no governo de Senaqueribe (705-681 a.C.), que reconstruiu a antiga Nínive, trazendo água das montanhas para dentro da cidade através de um elaborado sistema de canais, e criando uma rede de ruas e praças. As escavações arqueológicas comprovam que as construções eram grandiosas e fartamente adornadas com pinturas e esculturas.
Apenas fragmentos das pinturas foram preservados, mas uma considerável quantidade de esculturas sobrevive. Os assírios foram um povo guerreiro e na arte se dedicaram a glorificar seus reis e exércitos; o tipo de trabalho mais característico era uma seqüência de painéis de pedra esculpidos com baixos-relevos representando cenas militares ou de caça. Este tipo de relevo narrativo, disposto em torno de salões governamentais ou pátios, é uma invenção assíria e constitui sua maior contribuição para o mundo da arte.
A outra forma específica de escultura assíria era o Lamassu, um colossal animal alado, com cabeça humana, utilizado aos pares para flanquear a entrada de palácios. A civilização assíria sucumbiu quando sua capital, Nínive, foi capturada pelos babilônios e medas em 612 a.C.
Paleoassirio (1950-1750 a.C.)
Medioassírio (1360-1050 a.C.)
Período Neoassírio (911 – 615 a.C.)
Pedestal de Tukulki-Ninurta, 1350 a.C., Berlim, Pergamon Museum |
- Narrativa linear de fatos representados no tempo.
- Adoração ao instrumento de escritura
- Técnica de narrativa
Sigilo cilíndrico, e sua impressão moderna, séc. XIII a.C., Nova York, Metropolitan Museum |
- Carimbo
- Representação do Hipogrifo
Fuga através de um rio, Relevo do palácio de Nimrud, 875-860 a.C., Londres, British Museum |
- Narrativa
- Representação de estratégia militar
- Aumento da complexidade de cenas
Reprodução mostrando a importancia da cor na civilização Assíria. |
Portal do palácio de Salmanassar III em Balawat, e estátuas do palácio de Assurnasirpal II, em Nimrud. |
- Lamassu, divindade antropomórfica alada.
Estátua de Assurnasirpal II (detalhe), séc. IX a.C., Londres, British Museum |
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