quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Arte na Pré-História (antes da escrita). Paleolítico.

A importância para um aluno de Artes cursar esta disciplina consiste numa melhor capacidade para análise e descrição de obras de arte.
Para compreender uma obra de arte é necessário pensá-la como uma fonte documental de uma época, passada ou contemporânea. Entre os elementos que encontramos nesta espécie de documento apresenta-se conteúdo, funções (política, cotidiana, devoção), contexto histórico, gosto de época, técnicas e tecnologias.
Deste modo, o termo Pré-História acaba sendo pejorativo, já que não precisa de uma escrita para que um lugar tenha história, ocorra eventos.

O período chamado Paleolítico (Pedra Lascada) vai de 2,5 milhões a.C. a 10000 a.C., quando os antepassados do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros animais. Neste período os humanos eram essencialmente nômades caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca e alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada.

O Paleolítico teve quatro principais estilos:

I Estilo: Figurativo geométrico (30.000-27.000 a.C.)
II Estilo: figurativo sintético (25.000-18.000 a.C.)
III Estilo: figurativo analítico (17.000-13.000 a.C.)
IV Estilo: clássico (13.000 – 10.000 a.C.)




Estilo I. Bloco de Abri Cellier. Gravação em pedra. Representação de perfil e completamente esquematizada



Estilo II. Dama do corno ou Vênus de Laussel. Um corpo nu feminino figurado sem rosto e pés segurando um chifre que servia como copo. Simbolizava fertilidade.

Estilo III. Gruta de Lascaux, França. Sala dos Touros, Representava duas manadas de Touro caminhando em direções opostas. Apresenta sobreposição e diferentes tipos de tingimento, um dos touros apresenta pontos sugerindo textura. Devido a localização alta das pinturas, se supõe que os artistas tenham empilhado pedras para subir aonde realizariam o trabalho.
Estilo IV. Bisão. Caverna de Altamirama, Espanha. Esta obra apresenta detalhismo maior, sugestão de pelo, diferenciação de tons em volume, sugestão de perspectiva nas patas, olho.
Estilo IV.  Bisões de Argila. Gruta de Tuc d'Audoubert, França. Relevo e sugestão de pêlos e olhos.


Vênus de Willenolorf. A Vénus não pretende ser um retrato realista, mas uma idealização da figura feminina. A vulva, seios e barriga são extremamente volumosos, de onde se infere que tenha uma relação forte com o conceito da fertilidade. Os braços, muito frágeis e quase imperceptíveis, dobram-se sobre os seios e não têm uma face visível, sendo a cabeça coberta do que podem ser rolos de tranças, um tipo de penteado ou mesmo vários olhos. Alguns sugerem que a corpulência representa um elevado estatuto social numa sociedade caçadora-recolectora e que, além da óbvia referência à fertilidade, a imagem podia ser também um símbolo de segurança, de sucesso e de bem-estar.

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