Para compreender uma obra de arte é necessário pensá-la como uma fonte documental de uma época, passada ou contemporânea. Entre os elementos que encontramos nesta espécie de documento apresenta-se conteúdo, funções (política, cotidiana, devoção), contexto histórico, gosto de época, técnicas e tecnologias.
Deste modo, o termo Pré-História acaba sendo pejorativo, já que não precisa de uma escrita para que um lugar tenha história, ocorra eventos.
O período chamado Paleolítico (Pedra Lascada) vai de 2,5 milhões a.C. a 10000 a.C., quando os antepassados do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros animais. Neste período os humanos eram essencialmente nômades caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca e alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada.
O Paleolítico teve quatro principais estilos:
I Estilo: Figurativo geométrico (30.000-27.000 a.C.)
II Estilo: figurativo sintético (25.000-18.000 a.C.)
III Estilo: figurativo analítico (17.000-13.000 a.C.)
Estilo I. Bloco de Abri Cellier. Gravação em pedra. Representação de perfil e completamente esquematizada |
Estilo II. Dama do corno ou Vênus de Laussel. Um corpo nu feminino figurado sem rosto e pés segurando um chifre que servia como copo. Simbolizava fertilidade. |
Estilo IV. Bisão. Caverna de Altamirama, Espanha. Esta obra apresenta detalhismo maior, sugestão de pelo, diferenciação de tons em volume, sugestão de perspectiva nas patas, olho. |
Estilo IV. Bisões de Argila. Gruta de Tuc d'Audoubert, França. Relevo e sugestão de pêlos e olhos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário