domingo, 29 de dezembro de 2013

Arte da Roma Republicana.


Ínicio de Roma. -> Pequena cidade com pequena demanda artística.

- As referencias iniciais nãO são gregas, mas etruscas e itálica.

A partir de 2010 a.C, Roma inicia um momento expansório.

- O periodo de Arte Grega acaba quando os Romanos tomam a cidade de corintio.

- A Arte Romana é a mistura dos contatos com a arte etrusca, itálica e Romana.

- Roma é um dos centros cultrais mais importantes do Ocidente e boa parte de seus monumentos remonta à antiguidade. Caio Mecenas, coonselheiro do imperador Augusto, que reinou no final do século I a.C., foi o primeiro dos grandes patronos da arte. Em sua época o primeiro dos grandes patronos da arte. Em sua época surgiram osca de tesouros culturais e, pea primeira vez, os artistas obtiveram o mesmo prestígio que políticos e soldados.

- Arte romana é o conjunto das manifestações culturais que floresceram na peninsula itálica do inicio do século VIII a.C., até o século IV d.C., quando foram substituidas pela arte cristã primitiva. As criações artísticas dos romanos, sobretudo a arquitetura e as artes plasticas, atingiram notável unidade, em sonsequencia de um poder politico que se estendia por um vasto império. A civilização romana criou grandes cidades e a estrutura militar faoreceu as construções defensivas, como fortalezas e muralhas, e as obras públicas (estradas, aquedutos, pontes, etc.). O alto grau de organização da sociedade e o utilitarismo do modo de vida romano foram os principais fatores que caracteriaram sua produção artística.

- Arquitetura. O conhecimento atual sobre a antiga arquitetura romana provém de escavações arqueológicas por toda a área do império e de registros esccritos, como, livros, dedicatorias e inscrições. Segundo o plano etrusco, os romanos erigiam as cidades em torno de duas avenidas principais: uma no sentidonorte-sul, outra de leste a oeste, e uma praça (forum) na intersecçãoo. Os edificios publicos agrupavam-se em geral em torno do foro. Inicialmente dominada pela influencia etrusca, a arquitetura romana adquiriu um estilo próprio com a descoberta do cimento, no século II a.C., a construção com tijolos e ao aprimoramento do arco.

- As construções ds dois últimos séculos do imperio incluemse entre as manifestações mais importantes da arte romana. Depois do grande incêndio no reinado de Nero, o aspecto urbano transformou-se com as reconstruções. Destacam-se os grandes foros imperiais e o mais suntuoso de todos, o de Trajano, em que predominavam os "mercados", seis andares de lojas ligados por corredores e escadaris, escavados na rocha viva do monte Quirinal. Obra-prima da engenharia e da arquitetura romana em sua técnica de origem oriental,  foro de Trajano era cercado por grande muralha revestida de mármore e possuía salas de reunião, bibliotecas, um templo conagrada a Trajano e uma basílica.

- As termas são uma criação original dos arquitetos romanos. Nas grandes cidades, cupavam um espaço consideravel, com banhos, saunas e numerosos estabelecimentos anexos s banhos de Agripa, em Roma, hoje desaparecidos, são o primeiroo exempl da concepção monumental das termas romanas dos séculos II e II, das quais as mais famosas sã as do imperadr Caracala, com bibliotecas, salas de leitura e conversação, ginásios e um teatro; e as de Dioclecianoo, as mariores de todas, com 140.000 m²

- Pompeu construiu o primeiro teatro de alvenaria, em substituição a madeira, por volta de 50 a.C. Diferentes dos gregos, os teatros romanos possuem uma cávea (espaço reservado a platéia) semicircular, uma orquestra (local destinado as danças, aos músicos e aos coros) pequena, às vezes ocupada por assentors, e um palco maior com fundo de alvenaria. O Coliseu é o anfiteatro mais famoso da segunda fase do império, a partir do século I. Deve seu nome a uma colossal estátua de Nero, depois desaparecida. Tem forma elíptica, com 524m de circunferencia, e podia receber cerca de cem mil espectadores.

- Escultura. Os poucos vestígios remanescentes da escultura romana até o século II a.C. evidenciam a influencia etrusca. Predominou o estilo helenico, trazido por meio de pilhagens aos santuarios gregos do sul da Itália, da Anatólia e da Grécia. Mais tarde, artistas gregos, instalados em Roma, fizeram réplicas e imitações das obras gregas mais apreciadas. Simultaneamente, a escultura romana começou a desenvolver um estilo próprio.

- O nome dos artistas não é conhecido e mesmo obras importantes como a "Ara pacis Augustae" (Altar da paz de Augusto") permaneceram anonimas. A Aversão dos romanos a nudez atlética da escultura grega explica em parte, a ausencia de estudos de anatomia nessa arte. O rosto é a parte mais importantes das peças e são desenvolvidas ao máximo as tendencias realistas e psicologicas da época helenistica. Os primeiros retratos escultóricos, do século II a.C., denotam a fusão dos estilos etrusco, itálico e grego. Nos retratos do reinado de Augusto prevalece a influencia grega patente na idealização das figuras e na boa técnica do bronze. A tendencia a idealização, para demonstar a majestade impassível dos césares, continuou em retratos imperiais como os de Cláudio e Nero, enquanto em outros, como o de Caracala, transparece a personalidade atormentada do retratado.

- A escultura floresceu nos séculos I e II, especialmente no reinado de Adriano, sob forte influência grega. Um segundo período áureo iniciou-se no ano 193, com Sétimo Severo. Entretanto, as condições políticas a partir do século II e a mediocridade dos artistas trouxeram a decadência de todas as artes e da escultura em particular.
Entre os objetos domésticos (lampadas, ferraments, armas etc.), executados predominantemente em bronze, existem verdadeiras obras de arte.

- Pintura. As casas de Pompéia, de Herculano e da capital atestam a frande difusão da pintura mural na antiga Roma. A mais antigas pinturas romanas conhecidas são os afrescos descobertos numa tumba do monte Esquilino e datam aproximadamente do século II a.C. Assim como a escultura, a pintura em sua primeira fasse reflete a influência etrusca e, em seguida, itálica e helênica. Os quatro estilos das pinturas murais de Pompéia encontram correspondentes no resto da Itália.

- O primeiro estilo, de incrustação, imita obras da Anatólia e da ilha de Delos e reproduz revistimentos de mármore multicolorido. Entre 70 a.C. e o ano 20 da era cristã, o segundo estilo, dito arquitetônico - da casa de Cleopatra, construida por Júlio César, e da casa de Augusto, em Roma - apresenta técnica aprimorada e baseia-se e originais gregos. Os painéis parecem arir-se para paisagens e palácios povoados por personagens da mitologia grega. O terceiro estilo, ornamental, aparece em Pompéia no fim do século I a.C. O realismo dá lugar à idealização e os personagens míticos dominam completamente as paisagens. O quarto estilo, fantástico, crresponde ao reinado de Nero, entre os anos 54 e 68. Os motivos arquitetônicos derivam-se do teatro e emolduram com arabescos composições mitológicas, como na casa dos Vetii, em Pompéia, e na casa do Tocador de Cítara, em Herculano.

- Seguiu-se uma expansão da arte religiosa a serviço dos imperadores divinizados. Os temas referem-se sobretudo à imortalidade da alma e à vida depois da morte. A arte mural destaca-se também os mosaicos, de forte influencia oriental.




- Fundação de Roma, 21 de Abril de 754 a. C.
- A população local muda seus costumes e Rômulo é declarado rei 
- Cidade-estado
- Disputa de poder entre Rômulo e Reno.
- A Cidade torna-se gradativamente mais sofisticada e urbanizada.
- Sociedade austera, séria.
- República.
- Expansionismo Romano.

República <-> Império


- Arte exportada dos Etruscos
- Tentativa de individualização,
- Vontade de muitos detalhes.
- Bronze
- Rômulo e Remo: Abandonados em um cesto nas águas do Rio Tibre, eles foram salvos por uma loba, que os amamentou e os viu crescer. Adulto, Rômulo matou Remo e, em seguida, fundou Roma oito séculos antes de Cristo.


- Não se sabe especificamente quem é
- retratos de homens importantes da república marca o início da Arte Romana.
- Escultura Itálica.
- Símbolo de republicanismo.
- Nacionalismo
- Eterna preucupação com a vida pública como algo extremamente sério.
- ruga na testa (preucupação)
- severo
- formas duras, relevos muito mais sérios.
- Ordem
- Cabelos e barba ordenadas para uma mesma direção.
- Funcionalismo, seriedade e prática.
- boca tensa como apertando-a de preocupação.
- Linhas do rosto bem marcada.



- Linha marcada.





- Triunfos
- Componente de cópia da arte Grega marcando o início da arte romana.
- Artistas especializados em cópia.
- surgimento de entendedores de arte.

* Friso do Censo
- Altar e Deus Marte e ofícios do dia a dia.



- Leis contra a ostentação do luxo nas cidades.





- Grandes mansões de campo luxuosas.
- Elas se localizavam no campo para ocultar-las da população plebéia.
- Vila rústica

- Texto da www.getty.edu: 
Visite essa impressionante propriedade que mistura as artes grega, romana e etrusca

Imagine construir uma casa tendo como modelo uma propriedade romana rural do século I, e enfeitá-la com jardins em uma falésia de frente para o mar, e encher a casa com antiguidades de valor inestimável e então abrir o local para visitação gratuita. Esse tipo de filantropia (e riqueza) incomensurável é o legado do magnata do petróleo J. Paul Getty, e o resultado primoroso é o maravilhoso Getty Villa, Malibu . Caminhe por seus pátios e jardins elegantes com chafarizes, e então passeie pelas mais de 20 galerias do casarão para ver esculturas em bronze, jóias e outros extraordinários artefatos gregos, romanos e etruscos datadas de 6500 a.C. até 400 d.C. Excelentes exposições interativas ilustram os momentos mais importantes do Mediterrâneo antigo.

Apesar de o museu ser gratuito, é preciso fazer reservas com antecedência e elas podem ser feitas pelo telefone ou pelo site . E lembre-se: só há acesso ao casarão a partir da pista norte da direita da Pacific Coast Highway.

Dica interna para os pais: Se você não tem certeza se os pequeninos vão gostar, pense novamente. A equipe educativa da mansão criou uma área criativa e interativa chamada Family Forum, com projetos divertidos de artesanato e arte.





- Divisão da vida em ócio e negócio
- Hermas: cabeça e busto sobre uma coluna



- Culto a dionísio
- Dedo marcando música
- sacas de vinho
- Pinha na cabeça identificando um sátiro
- influencia helenística por expressão marcada e torção do corpo
- sugestão de movimento.










- Primeiro estilo
- Mistura de pintura cm estuque de gelo
- Ilusionismo
- Geometrismo


- 2º Estilo
- Mundos imaginários
- Sugestão de perspectiva


- 3º Estilo.
- Sala de jantar.
- Cenas relativa à vida feminina e religiosa.
- Culto Ritualístico.


















- 4º Estilo


- Mistura entre 2º e 3º estilo
- Arquiteturas inventada
- Animais que não existem
- Grande decorativismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário